O IFIX, índice que reúne os principais fundos imobiliários (FIIs) da B3, iniciou fevereiro com desempenho negativo, refletindo a aversão ao risco nos mercados globais causada pela guerra comercial iniciada pelos EUA ao impor tarifas de importação ao México, Canadá e China.
Impactos da Selic e da Reforma Tributária nos FIIs
O aumento da Selic para 13,25% em 29 de janeiro, juntamente com a inflação persistente e a taxação dos fundos de investimentos na reforma tributária, contribuíram para a baixa performance dos FIIs no início de 2025.
Diante deste cenário, o BTG Pactual tomou medidas estratégicas em sua carteira de fundos imobiliários, reduzindo a exposição em VBI Prime Properties (PVBI11) para 1,50%, removendo o Hedge Top FOFII 3 (HFOF11), e aumentando a exposição em Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) para 3,5%.
Atratividade do Gazit Malls para Investimento
O BTG também adicionou o fundo Gazit Malls (GZIT11) com um peso de 2% em sua carteira recomendada.
Atualmente, o fundo negocia com um desconto de 58% em relação ao seu valor patrimonial, patamar que consideramos bastante atrativo. — BTG Pactual
A tese de investimentos sobre o GZIT11 se destaca pela posição de controle com potencial para ganhos operacionais, alta qualidade dos imóveis do portfólio e a expectativa de rendimentos estáveis em 25% até o final de 2025, e 13% em 2026.
"Patamar superior aos que os fundos do mesmo segmento entregam atualmente”